Novos bicicletários do Metrô começarão a funcionar em julho

O Metrô homologou na última sexta-feira (6) o contrato da empresa vencedora da licitação, FGTV Produções, para instalação de bicicletários em dez estações: Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. Segundo o Metrô, essas estações foram escolhidas devido à demanda pré-existente. A Zona Norte é a única região da cidade atendida pelo Metrô que não terá bicicletários. Os três bicicletários existentes nas estações Anhangabaú, Guilhermina-Esperança e Palmeiras-Barra Funda foram fechados no último domingo.

Com início programado para o dia 5 de julho, a empresa deverá disponibilizar pelo menos dez vagas de estacionamento. As 12 primeiras horas serão gratuitas e após esse período será cobrado R$ 2 por hora de uso.

Haverá ainda empréstimo de bicicletas, sendo que os primeiros 30 minutos serão gratuitos e após este período haverá cobrança de R$ 2 por hora. De acordo com o Metrô não há um número mínimo de bicicletas que a empresa deverá disponibilizar.

O serviço funcionará diariamente, mas infelizmente será apenas das 7h às 22h. Dessa maneira, impede que trabalhadores e estudantes utilizem o serviço. O Metrô informa que esse período foi definido por atender grande parte da demanda e que o funcionamento fora desses horários não justificaria os gastos com segurança e pessoal.

Bicicletário da estação  Barra Funda do Metrô antes de ser fechado / Crédito: Enzo Bertolini

Bicicletário da estação Barra Funda do Metrô antes de ser fechado / Crédito: Enzo Bertolini

A FGTV Produções é ligada à Movement, de Barcelona, empresa responsável pela instalação do sistema de bicicletas compartilhadas da cidade espanhola chamado Bicing. Implantado em 2007, o sistema conta atualmente com 6 mil bicicletas disponíveis em 420 estações. O Metrô não soube informar se a estrutura de bicicletário existente será aproveitada pela empresa.

Fonte:BikePedaleCia
Continue lendo em:
Novos bicicletários do Metrô começarão a funcionar em julho

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.