Espelhos nas academias: vaidade ou necessidade?

O uso de espelho nas academias faz com que as mulheres sintam-se pior em relação a sua imagem do que quando não têm a chance de olharem para si mesmas, segundo a Health Psychology (Associação Americana de Psicologia).

Espelhos são muito comuns nas academias, mas o que há de tão inspirador em se ver ofegante e banhado em suor? Para os iniciantes, não é muito positivo se ver nesta situação. O estudo demonstrou que as mulheres que se exercitavam em frente ao espelho se sentiam pior do que as mulheres que o faziam sem ele.

O estudo afirma ainda que “o uso de espelhos em academias talvez necessite ser reconsiderado, especialmente naquelas interessadas em atrair alunos iniciantes”. Os pesquisadores da Universidade McMaster em Hamilton, Ontário, observaram de um ano, 58 mulheres sedentárias com idade média de quase 21 anos. Primeiramente, elas responderam a questões sobre como se sentiam em relação à sua imagem corporal, quão confiantes elas estavam de sua habilidade para pedalar na bicicleta estacionária e como ficava seu humor. Se, por exemplo, elas se sentiam “tranquilas” ou “esgotadas”.

As mulheres que participaram da pesquisa pedalaram em duas ocasiões, em intensidade moderada, durante 20 minutos. Na primeira vez, elas estavam em uma sala com espelho, na segunda sessão, os espelhos estavam cobertos com cortinas.

Após cada sessão, elas respondiam às mesmas questões que haviam respondido no início. Quando as mulheres pedalaram vendo-se no espelho, elas se sentiram pior do que quando elas não podiam ver a si mesmas, concluiu o estudo. Por exemplo, pedalar na frente do espelho deixou as mulheres menos tranquilas com sua aparência e mais fatigadas.

Segundo a pesquisadora Kathleen Martin Ginis, o estudo é comprovado e acontece com todas as mulheres. “Essas mulheres, em geral, não estavam acima do peso, e mesmo as mulheres com uma boa autoimagem se sentiram pior depois de se exercitarem em frente ao espelho”, afirmou.

Outros estudos têm demonstrado que estar ofegante em frente a um espelho tende a fazer com que uma pessoa se sinta pior, afirmou Ginis. E não se trata apenas do corpo. Mesmo sem exercício, ficar olhando para o espelho por um período prolongado faz as pessoas começarem a pensar sobre suas imperfeições. “Nós tendemos a ser muito autocríticos,“ disse ela.

LAmoroso
www.lamoroso.com.br

Fonte:Luiz Amoroso
Leia o original aqui:
Espelhos nas academias: vaidade ou necessidade?

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.