Entidade de Londres desenvolve caminhão mais seguro para pedestres e ciclistas
O London Cycling Company, grupo de ciclistas da capital inglesa, desenvolveu o projeto de um caminhão mais seguro para pedestres e ciclistas. Responsável por apenas 5% do tráfego na cidade, esse veículo é responsável por 50% das fatalidades de ciclistas e boa parte dos atropelamentos de pedestres.
Repare na diferença de visão do motorista no caminhão tradicional e do motorista no novo conceito de cabine. / Crédito: Divulgação
Batizado de “Safer Urban Lorry”, o caminhão possui boleia rebaixada e quase toda em vidro, o que dá mais visibilidade ao motorista, que foi colocado em uma posição mais baixa que o normal e elimina a velha desculpa de não ter visto o pedestre ou ciclista.
Além disso, a cabine mais baixa permite que, em caso de atropelamento aumentam as chances da vítima ser jogada para os lados e não para debaixo do veículo. O caminhão também possui câmeras 360° para cobrir os pontos cegos.
A cabine rebaixada também encoraja o motorista a ter uma direção mais segura, pois o deixa mais próximo do chão. A esperança agora é que a indústria de caminhões abrace a ideia.