Virada Sustentável 2013 terá diversas atividades com bicicletas

A Virada Sustentável 2013 começou ontem (5), em São Paulo, com uma bicicletada que teve início no Centro Cultural São Paulo sob a coordenação do coletivo Bike Anjo. Serão, ao todo, mais de 600 atrações até domingo (9) em diversas regiões da cidade.

Virada Sustentável 2013

Com o propósito de difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, a Virada Sustentável utiliza a arte e as atividades lúdicas como principais ferramentas de comunicação, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo.

A programação completa pode ser acessada no site da Virada Sustentável. Veja abaixo os eventos que envolvem atividades com bicicleta:

Crédito: Divulgação Secretaria do Meio Ambiente

Crédito: Divulgação Secretaria do Meio Ambiente

Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
CPTM próximo – estação Villa Lobos-Jaguaré linha 9 esmeralda

Local: Rotatória da ciclovia
Atividade: Oficina Courrieros – oficina de bike
O projeto visa conscientizar o público sobre a viabilidade do uso da bicicleta como efetivo e seguro meio de transporte. Ciclistas experientes estarão presentes para dar dicas e ensinar técnicas seguras para se pedalar nas movimentadas ruas de São Paulo. Além disso, também ensinarão sobre manutenção e regulagem básica de bicicletas para aqueles que queiram aprender mais sobre essas maravilhas de duas rodas.
Quando: sábado (8) e domingo (9), das 10h às 17h

Parque da Juventude / Crédito: Peter Louiz sob licença Creative Commons

Parque da Juventude / Crédito: Peter Louiz sob licença Creative Commons

Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru. Também é possível entrar pela avenida Zachi Narchi, 1309 ou pela avenida General Ataliba Leonel, 500.
Metrô próximo – estação Carandiru – linha 1 azul

Local: Sala 3
Atividade: Oficina Benefícios da bicicleta – Bike Anjo
A oficina do Bike Anjo propõe reunir adultos e crianças que estão ansiosos para darem as suas primeiras pedaladas e ensiná-los a fazer isso de maneira fácil e descontraída. Além disso, são propostas atividades interativas com os visitantes, por exemplo, a oficina de stencil de bicicleta, onde os participantes aprendem a desenhar uma bicicleta e recortar para aplicar em roupas e outras superfícies. Também haverá um espaço de orientações teóricas e práticas que mostram quais atitudes o ciclista deve ter enquanto pedala na rua; direitos e deveres; e condução defensiva da bicicleta, além de noções básicas de manutenção das bikes.
Quando: sábado (8), das 10h às 13h

Local: Sala 7
Atividade: Atividade/Jogo/Oficina – Instituto Saúde e Sustentabilidade
O Instituto Saúde e Sustentabilidade e a Iniciativa Latino Americana para o Transporte Sustentável (ILATS) desenvolvem os projetos “Ativa Sampa”; “Jogo para o Transporte Sustentável” e a oficina “Eu SOU Sustentável”, com foco em mobilidade urbana e a conscientização para o uso de transportes sustentáveis e a relação dessas escolhas com saúde e bem estar.
Quando: sábado (8) e domingo (9), das 10h às 17h

Local: Ruínas
Atividade: Oficina Mão na Roda – Ciclocidade
A oficina Mão na Roda, do Projeto Ciclocidade Itinerante, trará a experiência do “faça você mesmo” para a mecânica de bicicletas. Traga a sua bicicleta e aprenda a consertá-la com o apoio de ciclistas mais experientes.
Quando: domingo (9), das 12h às 17h

Local: Ruínas
Atividade: Roda de conversa “Bicicleta e a Zona Norte: prazeres, desafios e demandas de quem pedala na região” – Ciclocidade
A Ciclocidade promove a roda de convesa com o tema “Bicicleta e a Zona Norte: prazeres, desafios e demandas de quem pedala na região”. Todos os ciclistas da região estão convidados para um bate-papo sobre a experiência cotidiana da bicicleta nas ruas de São Paulo e na Zona Norte.
Quando: domingo (9), das 14h às 15h30h

Parque Gabriel Chucre
Rua Consolação , 505 – Vila Gustavo Correia – Carapicuíba
CPTM próximo – estação Carapicuíba – linha 8 diamante

Atividade: Passeio ciclístico
Passeio de bicicletas ao lado de fora do parque onde é possível vislumbrar diversas questões sócios ambientais e incentivar o uso de bicicletas como transporte para curtos trajetos.
Quando: sábado (8) às 15h

Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
CPTM próximo – estação Ipiranga – linha 10 turquesa

Atividade: Expedição de Bicicleta Rios do Ipiranga
Os participantes das oficinas realizarão uma expedição de bicicleta para percorrer a bacia do rio Ipiranga ao redor da unidade do Sesc, passando por ruas que ainda resguardam a sinuosidade do seu caminho. Durante o percurso são enaltecidos aspectos técnicos, científicos, diversidade e situação do estado atual da bacia e da vegetação, além de criar a oportunidade de encontros com personagens vivos da história do rio visitado. As atividades serão melhor aproveitadas por crianças a partir de 10 anos. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/6.
Quando: domingo (9) às 10h30.

Vale do Anhangabaú
Parque Anhangabaú, s/n – Centro
Metrô próximo – estação Anhangabaú – linha 3 vermelha

Atividade: Pedalada pelo centro histórico de São Paulo
Promovida pela WWF-Brasil e parte da terceira edição da Virada Sustentável, o passeio passará por pontos históricos da região central da cidade e tem coordenação do Vá de Bike e apoio do Bike Anjo. O passeio será animada com representantes da Orquestra Cyclophonica, trazida do Rio de Janeiro.
Quando: domingo (9), às 9h, com concentração no Vale do Anhangabaú a partir das 8h20.
Para fazer inscrição, clique aqui.
Observações: Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsável. Passeio não recomendado a crianças de até dez anos.

Estação Clínicas
Linha 2 verde do metrô

Atividade: Exposição “Sem Saída”
A Exposição “Sem Saída” do artista e cicloativista americano Andy Singer, em parceria com a Bike Forever, traz obras que abordam a temática da mobilidade urbana sustentável. Pela primeira vez o trabalho possui edição em português.
Quando: de 5 a 30 de junho

Fonte:BikePedaleCia
Continue lendo em:
Virada Sustentável 2013 terá diversas atividades com bicicletas

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.