Ter uma franquia ou ser um empreendedor individual?

Realizar o sonho de um negócio próprio exige muito cuidado e estudo. Definir o segmento, o foco de ação, o local de instalação e o público alvo são alguns dos quesitos essenciais que nem todos estão dispostos a cumprir. Contar com um suporte especializado nesse momento pode significar colocar o sonho em prática.

Então, por que não ter em uma franquia? Ao investir em uma franquia você terá apoio para analisar as questões relacionadas ao mercado, operação e gestão do negócio por uma equipe especializada com conhecimento sobre o setor. No entanto, é preciso avaliar o quanto você poderá ser independente na gestão dos negócios. O formato de franquia exigirá a prestação de contas periódica, além do cumprimento de outras responsabilidades relacionadas com a rede a qual se franqueou.

Outro fator que deve ser considerado é quanto o seu empreendedorismo será utilizado para guiar o negócio e o alto custo, pois o valor médio dos royalties cobrados pelos franqueadores é de 8% num negócio em que a margem líquida é de 25% sobre o faturamento. Isto significa que, sem investir, sem expor-se aos riscos e sem garantir o êxito do negócio, o franqueador será um sócio com uma participação bastante expressiva apenas no sucesso.

O faturamento de franquias relacionadas a esporte, beleza, saúde e lazer cresceu 24% entre 2010 e 2011, chegando a R$ 14,7 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Além disso, a estatística mostra que 60% dos negócios independentes (não franquias) não chegam a completar três anos de vida. Já as franquias, apenas 5% a 8% delas fecham antes desse período.

A questão da independência sendo dono do seu negócio é estimulante. É necessário, portanto, analisar qual é o melhor formato de negócio adequado ao seu perfil e conhecimento para lidar com os números e com o mercado de fitness. Nesse momento, é importante saber como funciona uma academia, a rotina, gerenciamento de equipe, manutenção de aparelhos e o que querem os seus futuros clientes, buscando o conhecimento necessário na forma de assessoria.

 LAmoroso

www.lamoroso.com.br

Fonte:Luiz Amoroso
Veja mais aqui:
Ter uma franquia ou ser um empreendedor individual?

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.