Saiba o que é uma Zona 30 e sua importância para a segurança de pedestres e ciclistas

O secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, disse nessa semana, em entrevista ao Estado de São Paulo, que está em estudo a implantação de zonas de 30km/h (Zonas 30)em alguns bairros da cidade. Segundo ele, a Prefeitura quer que o projeto piloto seja adotado voluntariamente por um bairro.

Um encontro com ciclistas será realizado nessa sexta-feira para discutir ideias para aumentar a segurança no trânsito para pedestres e ciclistas, entre e a implantação de Zonas 30.

As Zonas 30 significam a redução da velocidade máxima permitida em todas as vias do bairro para 30km/h, mesmo em avenidas. A redução traz segurança para pedestres e ciclistas e contribui para o fluxo mais ordenado de veículos.

Sinalização de Zona 30 / Sob licença Creative Commons

Sinalização de Zona 30 / Sob licença Creative Commons

O secretário não detalhou se haverá radares fiscalizando os automóveis dentro das Zonas 30 e ressaltou que ainda não há um cronograma para instalação das áreas de proteção ao ciclista. Tudo vai depender, diz ele, da escolha do bairro onde o projeto será implementado.

Não é caro ser implantado uma Zona 30, pois a maior parte depende apenas de troca e instalação de sinalização vertical e horizontal. Entretanto, será necessária intensa campanha junto a motoristas para que haja respeito e a instituição de punições severas a quem não respeitar.

O projeto é uma resposta ao anseio da população por mais seguranças nas ruas e avenidas de São Paulo após o atropelamento de David Santos, jovem que pedalava para o trabalho quando foi atropelado por Alex Siwek na avenida Paulista dia 10 de março após beber e dirigir.

Benefícios de uma Zona 30
As Zonas 30 já existem em muitas cidades do mundo, incluindo o Rio de Janeiro, e foram criadas em 1983 na Holanda para aumentar a segurança de pedestres e ciclistas.

Dentro das condições urbanas diferentes níveis de velocidade em ruas e avenidas causam situações de tráfego inseguras (incluindo casos fatais). Segundo levantamento do Departamento de Trânsito da Holanda, entre as vantagens com a introdução de uma zona de 30 km para melhorar a segurança estão:

– A necessidade de um espaço menor para reação a uma situação de risco;
– O risco de morte é entre 5% e 10% em uma colisão de um veículo a 30km/h com uma pessoa. E aumenta para 50% se a velocidade subir para 50km/h. Ou seja, a probabilidade de um acidente fatal aumenta exponencialmente com a velocidade;
– Quando a velocidade de uma rua é diminuída de 50 km/h para 30 km/h, o número de acidentes com lesões diminui 25%;
– Rotas de fuga de veículos por áreas residenciais se tornam pouco atraentes;
– A qualidade do meio ambiente nos bairros melhora devido à diminuição de monóxido de carbono e menos ruído dos carros. Carros mais lentos emitem menos partículas;
– As zonas de 30 km/h zona também afetam a escolha do transporte e torna a bicicleta, por exemplo, mais atraente.

Sinalização utilizada no Rio de Janeiro para Zona 30 / Crédito CET RJ

Sinalização utilizada no Rio de Janeiro para Zona 30 / Crédito CET RJ

Como implantar
Não há regras padrão para a organização de uma Zona 30. No entanto, existem certos passos e diretrizes.

Instalação de barreiras e obstáculos e diminuição do espaço para carros e aumento para pedestres e bicicletas. O traçado da pista deve estar disposto de maneira que não seja um ambiente convidativo para velocidades mais altas. Longas retas sem obstáculos devem ser evitadas.

Estacionamento de carro nas ruas somente em pequenas áreas especificadas zonas de estacionamento. Incentivo a ciclistas para utilização das ruas ou ciclofaixas.

Vias de acesso para bairros Zona 30 devem ter redução de velocidade próxima a esses bairros. Isso pode ser feito, por exemplo, com um número relativamente grande de curvas no desenho da rua. Os carros serão obrigados a moderar a velocidade sem ser impedido por vários obstáculos.

Modelo de Zona 30 na Holanda / Sob licença Creative Commons

Modelo de Zona 30 na Holanda / Sob licença Creative Commons

Por que 30?
A escolha de 30 km/h vem do fato de que na Holanda os limites de velocidade são definidos por números ímpares nas áreas residenciais (30/50/70). Além disso, o limite de velocidade de 10 km/h (ritmo de um pedestre) é muito lento e 50km/h muito rápido, portanto a escolha ficou no meio termo. Na Holanda, cerca de 49 milhões de quilômetros de ruas são classificadas como Zona 30.

Projeto da cidade de Soka, no Japão / Crédito: Prefeitura de Soka

Projeto da cidade de Soka, no Japão / Crédito: Prefeitura de Soka

Fonte:BikePedaleCia
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