Retenção: Lições para o sucesso
A decisão de associar-se a uma academia é um processo bastante complexo para os clientes. Já para as academias, a missão de manter um quadro de clientes cada vez heterogêneo, composto por centenas de pessoas, tende a ser mais complicada.
Isto faz com que a retenção seja um desafio para o qual não existe uma única fórmula genérica que sirva a todas as academias. Cada uma, dependendo das suas características, necessita descobrir por si própria as estratégias que irão produzir os melhores resultados.
Quanto mais maduro e competitivo for o mercado, maior deverá ser a preocupação com as taxas de retenção. Hoje, novos clientes não são apenas difíceis de encontrar, são também mais caros para conquistar.
Eis o que aprendemos com os nossos clientes.
Liderança
- Torne a gerência visível, um gerente invisível fornece um modelo de comportamento negativo para o time, que deve se comportar de uma maneira hospitaleira com os clientes.
- Comprometa-se com a retenção tanto quanto com as vendas, pois se no dia a dia a liderança demonstrar preocupação apenas com a aquisição de novos clientes, o time entenderá que a retenção é uma questão secundária.
Cultura Empresarial
- Selecione criteriosamente o seu time, um novo colaborador pode não compartilhar dos mesmos valores que academia.
- Cultive um time que cumprimenta cada cliente, cada vez que ele chega na academia pois os clientes adoram ser apreciados, reconhecidos e acolhidos.
Design
- Crie espaços que favoreçam a socialização, pois em uma academia as relações entre os clientes são muito importantes.
- Crie ambientes agradáveis para incentivar as pessoas a encararem a árdua tarefa de entrar em forma e manter-se dessa maneira é proporcionar o melhor ambiente possível.
Identidade
- Cuide para que a academia tenha personalidade própria por meio do seu toque pessoal, transferindo a esta a sua visão como anfitrião.
- Transforme a academia no “melhor lugar para se frequentar,” destacando-se em fazer diferente e melhor ao menos em um tipo de atividade.
LAmoroso
Fonte:Luiz Amoroso
Veja o artigo original aqui:
Retenção: Lições para o sucesso