Projeto no México proporciona bicicletas para cidadãos

O projeto Ecobici foi desenvolvido na Cidade do México, capital do México, a pouco mais de um ano. Possuidores de mais de 100 quilômetros de ciclovias, os mexicanos têm a disposição várias estações para utilizar as bicicletas.

A maioria das estações ficam próximas de estações de metrô e metrôbus, assim quem precisa pode fazer a integração entre os diferentes meios de transporte. Para utilizar as magrelas, os cidadãos precisam se cadastrar para receber um cartão (do tipo bilhete único usado nos transportes de São Paulo). O serviço é pago, porém há diferentes planos que se adequam de acordo com as necessidades dos usuários.

Os usuários que ainda não se sentem confiantes para pedalar são convidados a treinar aos domingos na principal via da capital mexicana, que fica fechada para lazer dos ciclistas. No site do projeto há um vídeo com dicas de como se locomover de bicicleta na cidade de maneira segura.

No México tem também uma iniciativa muito bacana: o passeio às cegas. Os portadores de deficiências visuais ou problema de mobilidade participam das pedaladas em conjunto com outro ciclista em uma bike para dois.

Dicas de segurança Ecobici

Fonte: SPTV

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.