Praticar exercícios pode estar no DNA

Recentemente, o jornal The New York Times publicou artigo referente ao estudo realizado por pesquisadores Europeus que analisa o quanto a herança genética influencia o nosso desejo em praticar atividade física.

Na Austrália, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido, foram estudados 37.051 pares de gêmeos, empregando métodos estatísticos avançados que permitiram concluir que 60% das diferenças no comportamento em relação à prática da atividade física está ligada à genética.

Os pesquisadores determinaram um padrão básico de uma hora por semana de caminhada ou algum outro tipo de atividade equivalentes para classificar as pessoas como “ativas”, sendo que apenas 44% dos homens e 35% das mulheres enquadraram-se no padrão. O interessante, contudo, é que os gêmeos idênticos demonstraram ser mais sucetíveis a apresentar o mesmo padrão em relação à prática da atividade física do que os gêmeos bivitelinos.

O resultado do estudo publicado pelo Public Library of Science é um alerta no sentido de que muitas pessoas provavelmente não irão aderir a programas de atividade física em razão da influência genética.

Entender a genética das pessoas ativas é importante pois muitos não se exercitam, mesmo cientes da necessidade por questões de saúde. Os pesquisadores acreditam que o estudo da genética permitirá encontrar formas de tornar os exercícios mais fáceis ou atrativos para as estas pessoas. Em última análise, será possível entender que certas pessoas estariam geneticamente pré-dispostas a sentir dores musculares após correr, direcionando este grupo para outro tipo de atividade.

Independentemente do quanto possamos entender quanto a influência da genética na prática da atividade física, nada justifica a falta de iniciativa pois, acima de tudo, está a nossa escolha de manternos ativos e saudáveis.

Fonte The New York Times

Fonte:Luiz Amoroso
Leia mais da fonte:
Praticar exercícios pode estar no DNA

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.