Pague a você mesmo em primeiro lugar!


Com uma despesa média próxima ao faturamento bruto, grande parte das academias brasileiras opera muito próximo ao ponto de equilíbrio. Para agravar este quadro, é comum entre os administradores das academias “esquecer” de computar no balanço o valor do aluguel quando o imóvel é próprio,  ou a sua própria remuneração como gestor ou até mesmo professor.

Os melhores resultados observados no mercado apontam para um saldo líquido entre 25% e 35% do faturamento bruto, bem longe do perfil médio. Neste cenário, o grande desafio é aumentar as receitas e, ao mesmo tempo, manter as despesas sobre controle. Entretanto, poucos administradores possuem um plano definido para o aumento do lucro.

Um planejamento intenso, focado nos objetivos determinados a seguir, certamente irá ajudá-lo a aumentar a sua margem de lucro:

  • O gerenciamento dos gastos com os funcionários deve ser um dos principais focos de atenção de sua gestão. Otimizar os quadros de horários, de atividades e de funcionários, sistematizar os procedimentos operacionais e reestruturar cargos podem representar uma redução significativa no valor da folha de pagamento, proporcionando um aumento expressivo da rentabilidade.
  • A profissionalização do mercado e o aumento da concorrência fazem com que muitas academias comprometam parte ou toda a rentabilidade com investimentos para recuperar a sua defasagem e posicionar-se no mercado. Linhas de crédito de médio e longo prazo são alternativas muito mais eficazes e seguras do que tentar “pedalar” acumulando dívidas na esperança de que as melhorias trarão resultados imediatos.
  • Aumentar a receita por meio da fidelização e captura de novos clientes. Diversas ações levam ao sucesso nessa empreitada sem elevar os custos: treinamentos podem profissionalizar o seu time de vendas, tornando-o mais eficaz em curto prazo; ações de marketing, eventos e campanhas realizados internamente motivam os clientes e ainda fortalecem a propaganda boca-a-boca; priorizar o atendimento em todos os departamentos resulta em frequentadores mais satisfeitos; e, por fim, gerenciar a assiduidade dos seus clientes ajuda a aumentar a aderência.

O lucro é resultado de um processo que envolve informações, planejamento e estratégia. Se você não quer ficar esperando passivamente que ele apareça apenas ao final dos seus relatórios como o resultado de receitas menos despesas, pense nele como um de seus objetivos diários. Melhor: como um custo fixo de sua empresa, ou seja, uma conta que deverá ser paga a você em primeiro lugar.

LAmoroso
www.lamoroso.com.br

admin

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