Patim, Patins

Os primeiros patins foram criados por volta de 1760 e eram constituídos por uma única linha de rodas. No século seguinte manteve-se o mesmo alinhamento das rodas. Em 1819, em Paris, M. Petitbled patenteou os primeiros patins, novamente utilizando três rodas em linha. Durante os 40 anos seguintes, todos os patins possuíam rodas em linha, variando no seu número (máximo de seis e mínimo de duas) e no seu modelo. Porém, notava-se grande dificuldade em manobrar este tipo de patins.

Em 1863, James Plimpton revolucionou o mundo dos patins inventando um patim com quatro rodas, dois pares lado a lado. Devido ao maior controle, este tipo de patim rapidamente dominou a indústria. Apesar da maioria das companhias produzir este tipo de patins, um pequeno número delas continuava a insistir nos patins em linha.

A Peck & Snyder Company registou um patim em linha com duas rodas em 1900. Em 1905, John Jay Young, em Nova Iorque, patenteou um patim que era ajustável em comprimento. Em 1910, a Roller Hockey Skate Company desenhou um patim com três rodas em linha e uma bota em cabedal, e em 1930 a Best-Ever Built Skate Company produziu à mão um patim em linha com três rodas junto ao chão.

O patinador em linha Scott Olson inspirou-se nos patins de lâmina (de gelo) e concebeu em 1966 através da Chicago Roller Skate Company skate um patim com quatro rodas em linha, no qual a primeira e última rodas estavam afastadas da bota. Os irmãos Olson adoptaram e adaptaram este modelo, e com ele causaram uma “revolução” no Mundo da patinagem.

Patinaçao sobre rodas, também chamada de “In line Skating”, é um esporte originado da Patinação no Gelo.

Patenteado pela primeira vez por M. O Petitbled, na França, em 1819, os patins sobre roda surgiram anos antes, e participam de algumas anedotas interessantes do folclore popular. Conta-se que seu inventor original apresentou-o pela primeira vez tocando violino sobre patins. A anedota conta que a apresentação foi um fracasso, tendo o violonista perdido o equilíbrio, caindo e destrossando o seu instrumento musical.

Em 1823, Roberto John Tyers patenteou o modelo “Rollito”. No documento que descreve a patente, o “Rollito” era descrito como sendo um “aparelho fixado aos sapatos, botas ou outro elemento que cubra o pé, com o propósito da necessidade de locomoção e lazer”. O “Rollito” foi feito com cinco rodas que se fixavam em linha reta. Chamou imediatamente a atenção do público, e a partir daí não parou se sofisticar.

Rollerblade, Roller

Apesar de chamar a atenção, demorou algum tempo até que os patins sobre rodas realmente emplacassem no gosto popular. Na Alemanha, por exemplo, ele somente foi aceito em 1840. Na época, uma loja atraia os clientes, colocando meninos e meninas sobre patins para atendê-los.

O patins inline foi inventado nos Estados Unidos da América na década de 1980, por dois irmãos que jogavam hóquei no gelo. Eles patentearam o equipamento, investiram nele e fundaram a empresa que é conhecida como RollerBlade

Veja abaixo alguns modelos de Patins:

Termos Relacionados: loja de patim, tenis patim, roller, patim inline, roda, rollerblade, venda, acessórios, comprar, capacete, street, profissional, infantil, on line, patim em linha, patins

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.