Estrada da Manutenção está liberada para tráfego de ciclistas novamente

A Estrada da Manutenção, que liga São Bernardo do Campo à Cubatão por dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) está liberada novamente para uso dos ciclistas. O trajeto de 15 km tinha sido interditado após intensas chuvas em fevereiro que geraram deslizamentos de encosta em diferentes pontos da Serra.

O blog do Núcleo Itutinga-Pilões do Parque informou que a estrada está trafegável novamente. Como ocorria anteriormente, os ciclistas que forem utilizar a estrada devem enviar email para o endereço [email protected] informando a data que vão utilizar a estrada, o número de pessoas e o responsável. Será enviado então um formulário para ser preenchido com o nome e RG de todos que irão participar. O papel deverá ser entregue para um dos responsáveis pelo acesso à estrada.

Visão da Estrada da Manutenção do Parque Estadual da Serra do Mar / Crédito: Enzo Bertolini

Visão da Estrada da Manutenção do Parque Estadual da Serra do Mar / Crédito: Enzo Bertolini

Faça download aqui do Termo de Responsabilidade e do Formulário de Autorização para atividade de cicloturismo do Parque Estadual da Serra do Mar.

Os responsáveis pelo Parque informam que cada ciclista é responsável pela sua integridade física, do meio ambiente pelo que está circulando e em caso de detectado infrações dentro da Unidade de Conservação, arcarão com sansões e punições consequentes.

A estrada também serve para o trânsito de carros da Ecovias, Polícia Militar Florestal, Rodoviária, Sabesp, Parque Estadual e da Prefeitura Municipal de Cubatão, além dos moradores da região. Portanto, é importante estar atendo quando transitar pelo local.

Por fim, vale lembrar que as bordas da estrada são escorregadias devido ao limo gerado pelo mato e devem ser evitadas por completo para não gerar quedas e acidentes.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.