Efeitos psicológicos dos espelhos na prática de exercícios

Pesquisadores da Universidade McMaster desenvolveram estudo com o objetivo de verificar os efeitos de exercitar-se diante de espelhos. Enquanto que a prática de exercícios tende a fazer as pessoas saírem da academia sentindo-se melhor consigo mesmas, fazê-lo diante de é o tipo de coisa que faz as pessoas pensarem “Eu não me sinto tão bem”, afirma a pesquisadora Kathleen Martin Ginis.

As mulheres que não possuem como hábito exercitar-se regularmente acreditam que não irão se sair muito bem nos exercícios, e participantes desse estudo provavelmente sentiram que os espelhos comprovaram que elas estavam certas, disseram os pesquisadores.

Embora os estudos não tenham levado os homens em consideração, suspeita-se que os homens tenham algumas das mesmas reações, ainda que menos pronunciadas, já que tendem a ser menos autocríticos do que as mulheres.

As descobertas convidam os proprietários a rever alguns dos enraizados paradigmas do mercado por meio do qual as academias devem possuir muitos espelhos como parte do seu cenário . Os pesquisadores afirmam que se uma mulher sedentária se sente pior fazendo exercícios na frente do espelho, será difícil persuadi-la a estabelecer um programa regular de exercício.

De qualquer forma, a má experiência com espelhos pode não ser verdade para os praticantes avançados, aponta o estudo. Outras análises constataram que mulheres altamente ativas que se exercitavam em frente ao espelho se sentiam melhor por isto, possivelmente por que elas precisavam mostrar a si mesmas que estavam realizando um bom desempenho.

Da mesma forma, os espelhos são necessários e auxiliam na execução de determinados exercícios como no setor de pesos livres por meio dos quais o usuário acompanha se está executando os movimentos adequadamente. Assim, o segredo do sucesso aponta para a flexibilidade em poder fazer uso dos espelhos segundo o perfil dos clientes.

LAmoroso

www.lamoroso.com.br

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.