Como escolher a atividade física de acordo com seu perfil

A atividade física deve ser algo prazeroso, proporcionar momentos de descontração e bem-estar e também alcançar os resultados desejados, quer seja, emagrecer, condicionamento físico, ganho de massa muscular, etc. Para isso, é importante que ela esteja em acordo com o seu perfil, para que além se ser aproveitada ao máximo, mantendo-o motivado e comprometido.

Existem esportes e atividades para agradar a todos os perfis. Independente se você gosta de interagir com outras pessoas ou não, isso não é motivo para não reorganizar sua agenda e sua vida de forma que uma atividade física regular venha fazer parte da sua rotina.

Para quem gosta da individualidade e dispensa a interação com outras pessoas, uma boa opção é a natação. Essa atividade não possui restrições, e você pode fazer sem a necessidade de companhia. A natação proporciona condicionamento cardiovascular, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, coordenação e ainda melhora a postura. Outra sugestão, se você não gosta de esportes aquáticos, é a musculação, que vai lhe oferecer esses mesmos benefícios e é feita de forma individual e ainda auxilia na perda de peso.

O ciclismo é uma atividade de baixo impacto assim como a natação. Pode ser praticada tanto em grupo como individualmente. Além de fortalecer o sistema cardiovascular, você terá como benefícios a tonificação e fortalecimento muscular.

Uma forma de atividade fácil de adaptar na agenda é a corrida. Pode ser praticada em grupos, duplas ou sozinho e você não precisa ficar necessariamente em um ambiente fechado e não terá a desculpa da falta de uma academia por perto. A corrida reduz o estresse e a ansiedade, ajuda na perda de peso e ainda vai proporcionar bem-estar físico e mental.

Aos que gostam de socialização, opções de atividades não faltam. Futebol, vôlei, dança ou luta, além de trazer a interação com outras pessoas aumentando seu círculo de amizades, ainda proporcionam queima de calorias, condicionamento físico, coordenação motora, fortalecimento muscular e combate o estresse e depressão.

Independente do seu perfil e de qual atividade você escolha, a consulta prévia com seu médico é indispensável, assim poderá se certificar de que além de estar apto para a prática da atividade, não colocará sua saúde em risco.

LAmoroso
www.lamoroso.com.br

Fonte:Luiz Amoroso
Veja o artigo original aqui:
Como escolher a atividade física de acordo com seu perfil

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.