Ciclovias suspensas: boas ou más ideias?
Um escritório de arquitetura da República Dominicana revelou recentemente o design de um projeto de ciclovia suspensa batizado de Bicimetro Eco Bahn. A criação de Richard Moreta Castillo prevê dois tubos fechados de 10 kms com algumas saídas ao longo do trajeto, controle de ar e temperatura e piso perfeito para o ciclismo.
Além da separação física dos automóveis, a ciclovia suspensa pode produzir energia limpa por meio de turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos instalados ao longo do trajeto. Não há projeções para que o projeto seja colocado em prática.
O projeto é semelhante ao SkyCicle, ideia do arquiteto inglês Sam Martin, da Exterior Architecture, com filosofia bem semelhante. A diferença em relação ao Bicimetro Eco Bahn é que esses túneis conectariam estações de metrô.
O criador do projeto declarou que o prefeito de Londres, Boris Johnson, gostou do projeto e começou a conversar com a Network Rail, empresa que administra a rede londrina de metrô, para viabilizar o SkyCicle até 2015.
Opinião
Ambas ideias foram pensadas para a segurança dos ciclistas separando os fisicamente do companhia dos veículos. Entretanto, essas ciclovias também isolam as pessoas do mundo à volta. Ao usar esse opção, as pessoas não terão contato com o calor ou frio, com o vento no rosto, com os lugares em volta.
Outro pensamento são os gastos para a construção desses projetos. Creio que as pessoas que projetaram o Bicimetro Eco Bahn e o Skycicle não utilizem a bicicleta como meio de transporte e não consultaram ciclistas no desenvolvimento da ideia. Resumindo, são ideias com boas intenções, porém sem praticidade e muito caras. Vale mais para a promoção dos escritórios.
Veja abaixo o Bicimetro Eco Bahn:
Conheça agora o Skycicle:
O que você acha? Deixe sua opinião.
Com informações do Planeta Sustentável