Campanha “De bike ao trabalho” quer incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte

No próximo dia 10 de maio será realizado em todo o Brasil o dia “De bike ao trabalho 2013”, campanha para promover o uso da bicicleta como meio de transporte. A iniciativa está sendo promovida pelo coletivo Bike Anjo, ação que colabora para que pessoas tenham suporte para o uso da bike no dia a dia.

A campanha “De bike ao trabalho” tem o apoio de 25 parceiros, entre entidades, coletivos, e organizações e é inspirado no “Bike to work day”, evento anual realizado em várias partes do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho.

De bike ao trabalho 2013

O movimento começou nos Estados Unidos, em 1956, organizado pela League of American Bicyclists. No Brasil não há um início oficial, porém 2013 será o primeiro ano de ação em âmbito nacional com a rede do Bike Anjo.

Nessa 1ª edição no Brasil, parceiros locais de todo o País estão se mobilizando para organizar atividades, como oficinas de aprendizagem para iniciantes no mundo da bicicleta, café da manhã para quem for de bicicleta ao trabalho, campanhas de adesão de empresas para estimular o uso da bicicleta por seus funcionários, além de muitas outras novidades.  A campanha foi lançada no dia 1º de maio, dia do trabalhador, e contará com iniciativas durante todo o mês de maio.

Além das atividades propostas pelos parceiros, empresas, organizações e governo podem inscrever iniciativas que estão realizando para serem uma organização amiga do ciclista. Para saber como participar e aderir, acesse: debikeaotrabalho.org

A bicicleta combina com qualquer vestuário

A bicicleta combina com qualquer vestuário

Caos urbano
O trânsito nas grandes cidades está saturado devido às décadas de uma política rodoviarista, ausência de incentivo em transporte coletivo e a visão deturpadas dos governos federais de quanto mais carro for vendido, mas a economia se sustenta. E com isso, nossas cidades vão morrendo pouco a pouco. Com isso se perde dinheiro, qualidade de vida e vidas, que todos os dias morrem vítimas do caos de trânsito.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 1 milhão de pessoas gastam mais de duas horas por dia no trânsito para ir ao trabalho. Enquanto isso, São Paulo perde R$ 33 bilhões por ano por causa do trânsito. Desse total, R$ 27 bilhões é o total que o município deixa de produzir.

Imagem cada vez mais frequente nas grandes cidades brasileiras

Imagem cada vez mais frequente nas grandes cidades brasileiras

Frente a esse cenário, a bicicleta se apresenta com uma ótima opção de transporte. Em um único veículo agrega-se sustentabilidade, exercício físico e não produção de poluição, além de um novo olhar às cidades. Porém, é necessário que haja incentivos e estímulos para uma prática segura desse meio de transporte, bem como um melhor convívio no trânsito.

Serviço
O que: De bike ao trabalho 2013
Data: 10 de maio de 2013
Realização: Bike Anjo
Saiba mais: debikeaotrabalho.org

Fonte:BikePedaleCia
Leia mais:
Campanha “De bike ao trabalho” quer incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.