Ainda que tardia, a atividade física ajuda a proteger o coração, aponta pesquisa
Inúmeros estudos já comprovaram os enormes benefícios que a atividade física traz para a saúde. No entanto, um estudo desenvolvido por cientistas da University College London, em Londres, destacou-se por evidenciar a redução de problemas cardíacos mesmo para pessoas que começam a praticar exercícios físicos na meia-idade.
O estudo britânico, publicado na revista científica Circulation, foi realizado com 4 mil pessoas e apontou que o início tardio, após os 40 ou 50 anos, da prática regular de atividades física ajuda a proteger o coração contra problemas cardíacos. Os indivíduos que praticavam as recomendadas duas horas e meia de exercícios tiveram menores índices de marcadores inflamatórios no sangue, associados aos riscos de problemas cardíacos.
As pessoas que participaram da pesquisa e alegaram ter praticado a quantidade recomendada de exercícios em 10 anos, período que durou o estudo, apresentaram os índices mais baixos de marcadores inflamatórios. Os que disseram ter iniciado atividade física apenas após os 40 anos tiveram melhorias na saúde e apresentavam menores índices de marcadores inflamatórios do que os participantes que relataram nunca ter feito exercícios suficientes.
LAmoroso
Fonte:Luiz Amoroso
Siga o link:
Ainda que tardia, a atividade física ajuda a proteger o coração, aponta pesquisa