Saia do sufoco, invista na climatização!

Certos investimentos estão deixando de se tornar diferenciais de uma academia para ser parte da estrutura básica que deve oferece aos seus clientes. Os locais de treino são uma extensão natural dos ambientes de moradia e trabalho dos clientes que buscam conforto como um dos atributos básicos na escolha de onde treinar.

As pessoas associam experiências positivas relacionando o bem-estar ao consumo sendo natural que, ao buscar uma academia, sua expectativa seja viver esta mesma relação. Não faria muito sentido ao consumidor sair de uma loja com instalações confortáveis, sonorização e temperatura adequadas após adquirir seus acessórios para a prática da atividade física e, imediatamente após, entrar numa academia com instalações literalmente “Espartanas” para treinar.

Se o mercado caminha neste sentido, não há como deixar de considerar a necessidade de traçar um plano visando à climatização da academia. Comece pelas áreas mais críticas que são, geralmente, a sala de bike indoor e o setor cardiovascular onde as atividades são mais intensas. Posteriromente estenda às demais dependências, inclusive os vestiários que necessitam de um sistema de ventilação eficaz.

Embora a demanda deva ser analisada por um especilista, avalie de forma rápida e aproximada quais seriam os investimentos na climatização considerando as seguintes referências visando a obter a temperatura de 23oC, indicada para a prática da atividade física:

  • Na musculação para cada 15 m2 é necessária uma carga térmica de 1 TR. Assim, uma sala de 300 m2 irá necessitar de 20 TRs o que equivale a 240.000 BTUs
  • Na sala de bike indoor para cada 10 m2 é necessária uma carga térmica de 1 TR. Assim, uma sala de 50 m2 irá necessitar de 5 TRs o que equivale a 60.000 BTUs

Nos vestiários o sistema de ventilação deve ser capaz de promover 15 trocas a cada hora, ou seja a ventilação deve ser capaz de trocar todo o ar dos vestiários a cada 4 minutos.

LAmoroso

www.lamoroso.com.br

Fonte:Luiz Amoroso
Continua aqui:
Saia do sufoco, invista na climatização!

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.