Ciclovia da avenida Eliseu de Almeida será debatida em audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo

Neste sábado (16) será realizada no auditório da Câmara Municipal de São Paulo uma audiência pública com secretários e vereadores sobre o plano viário das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara, importante corredor de conexão entre o Butantã (Zona Oeste de São Paulo) e a cidade de Taboão da Serra, onde há plano de construção de uma ciclovia.

Projetada há quase dez anos (2004), quando foi formulado o Plano Regional Estratégico do Butantã, para ser implantada entre 2007 e 2010, a ciclovia prevê 15 km de vias exclusivas para bicicletas no canteiro central, importante via de circulação de trabalhadores que todos os dias utilizam as avenidas como trajeto entre suas casas e trabalhos.

Em setembro de 2012, a Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) organizou o dossiê “Eliseu de Almeida – Para o transporte ativo nas avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara” com todos os projetos e ações realizadas em prol da ciclovia. Atualizado nessa semana, o documento apresenta como novidade respostas a ofícios protocolados na Secretaria Municipal de Transportes (SMT), Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Subprefeitura do Butantã.

A Ciclocidade destaca em seu site a resposta da SMT:

“Até o presente momento (28/12/2012) analisamos dois projetos de ciclovia para os locais mencionados. Um deles foi o projeto funcional da Ciclovia ao longo das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara, estabelecendo ligação até o município do Taboão da Serra, com uma ramificação ao longo da Av. Jorge João Saad, até Paraisópolis. Este projeto funcional foi aprovado pela CET e a licitação para seu detalhamento como projeto executivo ficou sob responsabilidade da subprefeitura do Butantã.

Posteriormente a CET recebeu da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras projeto básico de ciclovia ao longo da Av. Eliseu de Almeida até a Av. Deputado Jacob Zvibil, detalhado pela JBA Engenharia. Este projeto não está ainda aprovado pela CET, pois necessita revisões e detalhamentos, já solicitados aos responsáveis. No momento estamos aguardando as revisões para análise e aprovação.”

Via de acesso para ciclistas

Importante corredor entre Taboão da Serra e São Paulo, as avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara são muito utilizadas por ciclistas, mesmo sem nenhuma infraestrutura. A topografia favorável em comparação à avenida Professor Francisco Morato e à rodovia Raposo Tavares, aliado à implantação de uma ciclovia em Taboão, tornam o fluxo de ciclistas cada vez mais intenso. Além disso, a chegada do metrô (linha amarela) com as estações Vila Sônia (em implantação), Morumbi (em implantação) e Butantã (já em funcionamento).

A contagem de ciclistas realizada pela Ciclocidade em 2012 na esquina da Eliseu de Almeida com a avenida Dep. Jacob Salvador Zveibil mostrou que 580 passaram durante as 14 horas de avaliação, uma média de 41 por hora. Na comparação com a contagem de 2010, houve crescimento de 3,39%.

O pico se deu entre às 18h e 19h, com 87 bicicletas. No período da manhã, o auge foi entre 7h e 8h, com 64 ciclistas. Números que mostram a importância de uma ciclovia ao longo das vias.

Em abril de 2012, o ciclista Lauro Neri foi atropelado por trás por um carro e morreu na avenida Eliseu de Almeida. Em novembro do mesmo ano, outro ciclista, Nemésio Trindade foi atropelado e morto por um ônibus na avenida Francisco Morato a poucos metros de onde deveria ter a ciclovia.

Serviço:
Audiência pública para discutir a implantação da Ciclovia da Avenida Eliseu de Almeida
Data: 16 de março de 2013
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100 – Auditório Sérgio Vieira de Mello)

Há paraciclos no térreo e subsolo. Também é possível chegar de metrô. A estação mais próxima é a Anhangabaú (linha vermelha).

Fonte:BikePedaleCia
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