“Por onde eu olho lá está uma bike posando para mim”

A paixão por esportes, bicicletas e fotografia deram ao publicitário João Paulo Testa a oportunidade de unificar as diferentes particularidades de cada uma dessas atividades no projeto I Bee.See, que nasceu da sensibilidade e do conforto de Testa com objetos, bicicletas, ao invés de pessoas.

Após passar por mais de 22 países, Testa reúne em seu acervo milhares de fotos que integrarão um livro após o fotógrafo passar por mais alguns países entre Ásia e Oceania. Algumas dessas imagens podem ser vistas no Tumblr do projeto. Conheça um pouco dessa história e embarque na viagem.

O publicitário João Paulo Testa / Crédito: Arquivo pessoal

O publicitário João Paulo Testa / Crédito: Arquivo pessoal

Como surgiu a ideia do projeto?
O projeto nasceu da busca pessoal de um olhar fotográfico para completar outro lado já bastante definindo por ser um criativo que profissionalmente traduzo ideias em palavras na propaganda. Me voltei às coisas que amava para poder iniciar algo que tomaria meu tempo quando não estivesse na agência. Não demorei muito para juntar a paixão por viagens, esportes e bicicletas. Na prática, mesmo após cursos de fotografia, nunca fiquei à vontade ao apontar uma câmera para o rosto de uma pessoa desconhecida ou para uma criança, sentia que estava invadindo aquele momento. Naturalmente, comecei a perceber que voltava com cartões de memórias lotados de bicicletas das viagens e resolvi prestar mais atenção à isso, dando formato e personalidade. Hoje, por onde eu olho lá está uma bike posando para mim.

As fotos foram realizadas em uma viagem volta ao mundo?
Não. As fotografias são o resultados de viagens frequentes durante 4 anos e não tenho uma data para acabar. O final do projeto será um livro reunindo fotos das bikes e crônicas das cidades correspondentes.

Crédito João Paulo Testa

Crédito João Paulo Testa

Por quais países você passou?
Na última conta 22 países, mas não me apego à um número certo. 
Depois de América, Europa e África, a parte final será a Ásia e Oceania.
Busco diferentes regiões e locais até mesmo dentro da mesma cidade, do mesmo bairro. A diversidade é o coração do projeto.

Você disse que suas próximas viagens serão por Ásia e Oceania. Já tem uma lista e/ou data programada?
Não. Como é um projeto que alio com meu trabalho, ainda preciso definir ao certo os roteiro. Se alguém tiver alguma sugestão, é super bem vinda.

Crédito: João Paulo Testa

Crédito: João Paulo Testa

Como é sua relação com a bicicleta?
Uma relação de fascínio. Nas ruas: o jeito mais inteligente de se locomover, antecipado por Leonardo da Vinci, e que mantém seu charme até hoje. Nas trilhas ou na pista: uma prova da bio-mecânica perfeita do corpo humano capaz de percorrer distâncias enormes, descer montanhas e alcançar velocidades incríveis. Não é à toa que você nunca esquece como se anda de bicicleta. Hoje, uso minhas bikes para competir em corridas de aventura ou em triathlons, mas muito menos do que queria usar nas ruas. Infelizmente, nosso país tem muito o que evoluir na educação e respeito ao ciclista.

Quem quiser ver algumas das fotos realizadas por você, tem algum site que possa visitar?
Pode acompanhar o site do projeto I Bee.see e em breve estarão disponíveis em um e-commerce.

Você pretende realizar alguma exposição?
Sim, mas só depois do projeto estar concluído. Ano passado o projeto estreou com dez quadros no Soul Kitchen, um evento de gastronomia e arte com um cunho solidário. E ganhou sua primeira exposição própria, mais encorpada com 27 quadros e para 300 convidados. As fotos estão todas as vendas, e interessados podem entrar em contato através do email [email protected]

Crédito: João Paulo Testa

Crédito: João Paulo Testa

Fonte:BikePedaleCia
Continue lendo em:
“Por onde eu olho lá está uma bike posando para mim”

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.