Tendências no dimensionamento das academias

As salas de musculação não são mais as mesmas desde o surgimento de novos equipamentos e linhas de treinamento. Elas têm aderido um novo estilo com um dimensionamento diferente, maior. Cresceram as áreas destinadas ao peso livre e alongamento de tal forma que esse espaço está sendo utilizado também para o treinamento funcional.

A flexibilidade é fundamental neste mercado tão dinâmico. As tendências apontam para a utilização de borracha natural em toda a extensão da sala de musculação. Assim como já o faz o mercado americano há décadas, as academias brasileiras já estão adotando este estilo.

Abaixo seguem os percentuais referenciais para o dimensionamento de uma sala de musculação tradicional, porém atualizada:

o Alongamento e peso livre 30%
o Resistência muscular (equipamentos) 40%
o Cardiovascular 30%

Caso a academia seja de vanguarda é importante considerar a possibilidade de incluir no quadro de áreas um espaço destinado ao crossfit que demanda por volta de 35m² a 85m².

A segmentação da sala de lutas é outra tendência significativa no mercado. Nos projetos recentes, o tradicional mix das salas Ativa, Zen e Bike tem dado espaço para as salas de lutas que são mais versáteis e também permite a utilização para ginástica funcional e até mesmo algo do crossfit. A nova configuração das salas de academia fica Ativa, Luta e Bike.

Seguem pontos importantes a considerar em relação ao dimensionamento e à configuração da sala de lutas:

  • Área ideal 100 m²
  • Piso tatamis (tipo restling) com revestimento das paredes até 1,00m
  • Espelhos acima do revestimento nas paredes
  • Ancoragem do sistema de treinamento em suspensão acima do espelho
  • Sistema de trilhos para 8 sacos
  • Barras a 0,30m e 1,00m do piso em uma das paredes perpendicular ao comprimento da sala

Como é difícil viabilizar 4 salas na maior parte dos projetos, entre a sala de Bike e a Ativa, a sala Zen acaba sendo a melhor opção para ceder espaço para este novo posicionamento. Assim não seria correto acreditar que a sala Zen esteja caindo em desuso.

LAmoroso
www.lamoroso.com.br

Fonte:Luiz Amoroso
Leia mais da fonte:
Tendências no dimensionamento das academias

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.