Volta às águas com o final das férias
Dada à estruturação pedagógica dos cursos de natação, que requerem a segmentação em diferentes níveis de aptidão, o gerenciamento das vagas deve ser o principal foco visando a captar o maior número de clientes no período de alta.
Na volta às águas, todos parecem disputar os mesmos dias e horários fazendo com que os horários mais procurados tendam a atingir a sua ocupação máxima rapidamente e vendas potenciais sejam perdidas pela indisponibilidade de vagas, principalmente nos níveis de aprendizagem.
O segredo para o sucesso está em gerenciar a demanda de forma proativa, antecipando medidas visando a ocupar os horários menos procurados por meio do remanejamento dos clientes atuais.
Priorize a criação de horários com níveis avançados fora do pico para que a entrada de novos clientes se de forma favorável. Para tanto, é necessário estabelecer uma estrutura pedagógica com objetivos pré-definidos e expor aos clientes atuais a necessidade do remanejamento do horário visando a dar continuidade ao processo de desenvolvimento.
Limitar a venda de planos de curto prazo nos horários de maior procura é, também, uma a forma de evitar que a academia perca com a rotatividade. Mantenha acompanhamento regular da frequência e não deixe que os clientes cujo pagamento encontra-se vencido sem que haja frequência ocupem vagas para as quais exista espera.
Por fim, oriente as vendas de forma a equilibrar o número de clientes ao longo da semana pois é natural que tanto a segunda-feira no período da manhã quanto a sexta-feira no período da tarde e noite tendam a ser mais vazias. Antes de efetuar a venda, tenha em mente o melhor dia e horário para a academia e procure conduzir a decisão do cliente na escolha dos mesmos.
LAmoroso
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Fonte:Luiz Amoroso
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