Academia low cost: foco no público alvo é essencial
As academias low cost já existem há algum tempo sendo que, ao longo dos últimos anos, esse modelo de negócio vem despertando a atenção do mercado em razão do seu crescimento acelerado.
As academias low cost caracterizam-se por preços, em média, 50% inferiores aos praticados pelas academias full service; por fazer uso intensivo de equipamentos e tecnologia em detrimento do atendimento; oferecer serviços específicos restringindo-se ao treinamento cardiovascular e de resistência muscular e por ter uma operação simplificada com reduzido número de funcionários.
Em linhas gerais, o crescimento traz reflexos positivos, considerando que este modelo de negócio destina-se a um público específico. No entanto, o maior desafio para a academia low cost é se manter alinhada com as expectativas e necessidades do público alvo comprometendo, assim, sua sustentabilidade.
Qual é o perfil do público de uma academia low cost? Frequentadores casuais, boa parte inscritos impulsivamente em razão do preço, sendo em muitas vezes sua primeira experiência. Pelo fato de que para um frequentador casual ou iniciante o acompanhamento seja um fator crucial para fidelização, é de se esperar que haja uma alta rotatividade.
Enquanto que há uma grande tendência de que o público alvo seja composto por frequentadores casuais ou iniciantes, este modelo de academia parece ser mais adequado a frequentadores fervorosos ou adeptos da hipertrofia que acabam constrangendo os demais. Por fim, a inexistência de opções de serviços como a ginástica tende a restringir o público alvo.
As academias low cost, sem dúvida, representam uma oportunidade de mercado. Contudo, é importante entender que parte do seu sucesso está diretamente relacionado ao entendimento e definição do perfil do seu público alvo, caso contrário, o negócio não será sustentável.
LAmoroso