Zona Norte de São Paulo terá duas oficinas comunitárias de bicicleta no próximo fim de semana

No próximo fim de semana, a Zona Norte terá uma série de atividades voltada às pessoas que usam a bicicleta no seu dia a dia, seja como meio de transporte, lazer ou esporte. No sábado (8) será inaugurada a Oficina Comunitária de Bicicletas no Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha.

A oficina funcionará de maneira cooperativa autônoma mantida por voluntários e por doações de seus colaboradores. O princípio básico é o compartilhamento e troca de conhecimento e informação sobre o conserto de bicicletas, capacitando os proprietários a fazerem eles mesmos a manutenção de suas bicicletas.

Trabalho em equipe para a oficina comunitária do CCJ

Trabalho em equipe para a oficina comunitária do CCJ

Esta ação teve como inspiração o Mão na Roda, atividade semelhante realizada semanalmente pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) na Vila Madalena. Cansados de correr riscos ao atravessar pontes para poder participar de atividades, esta ação é resultado de um movimento de ciclistas da Zona Norte que, junto com a Ciclocidade, têm se reunido para propor ações para este pedaço de São Paulo esquecido muitas vezes pelo poder público e entidades.

Por ainda estar no início, toda contribuição com ferramentas, peças sobressalentes e voluntariado será bem vinda. No Facebook há uma página para o evento inicial deste sábado, onde mais informações podem ser obtidas e dúvidas sanadas.

No domingo (9) a Ciclocidade vai participar da Virada Sustentável no Parque da Juventude das 12h às 17h. Será realizada oficina itinerante Mão na Roda, além de uma roda de conversa sobre como é andar de bicicleta na Zona Norte.

Parque da Juventude / Crédito: Peter Louiz sob licença Creative Commons

Parque da Juventude / Crédito: Peter Louiz sob licença Creative Commons

Isolada geograficamente pelo rio Tietê e aos pés da Serra da Cantareira, aos poucos a Zona Norte vai conquistando seu espaço dentro de São Paulo com ações de grupos de moradores, trabalhadores e amantes desse pedaço especial além-rio.

Serviço:
08/06 – das 10h às 14h
Oficina Comunitária de Bicicletas no Centro Cultural da Juventude
Avenida Deputado Emilio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoerinha (atrás do terminal de ônibus)

09/06 – das 12h às 17h
Virada Sustentável com Oficina Mão na Roda no Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru (ao lado da estação Carandiru do metrô). Também é possível entrar pela avenida Zachi Narchi, 1309 ou pela avenida General Ataliba Leonel, 500.

Fonte:BikePedaleCia
Aqui está o artigo original:
Zona Norte de São Paulo terá duas oficinas comunitárias de bicicleta no próximo fim de semana

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.