Treinamento – Pumptrack

Uma estilo de diversão que também torna-se treinamento muito usado no exterior está crescendo no Brasil. É o pumptrack, uma pista no estilo bmx racing em circuito curto em que o piloto não pedala, apenas anda através do movimento do corpo com a bicicleta, mas não pensem que é moleza! O piloto Vicente Neto que é um dos usuários deste novo estilo de treinamento, e dá algumas dicas de como andar no pumptrack e os benefícios que oferece para todas as modalidades do ciclismo. O que é o pumptrack? “O pumptrack é uma pista em que o conjunto de curvas e rollers, propiciam ao piloto desenvolver velocidade sem a necessidade de pedalar na sua bicicleta. Eu gosto de usar o mesmo conceito de criança quando brincamos numa balança, que apenas com o movimento de pernas vamos cada vez mais para o alto.” Como explicado, um pumptrack consiste em rollers e curvas, mas de acordo com o seu desempenho os rollers podem virar doubles, triplos e as curvas saltos para outras seções. No pumptrack é mais ou menos isso, os movimentos de pernas, tronco, braços e cabeça é o que nos fazem ser impulsionados na bike, e com isso aquela ideia de que uma curva e um obstáculo em uma pista eram elementos para se dificultar, hoje acabou se tornando um aliado no qual você pode cada vez mais conseguir velocidade com eles. Como podemos cansar mais do que se estivesse pedalando? “O pumptrack pode propiciar tanto um trabalho aeróbico quanto anaeróbico, dependendo de sua pilotagem. Chego a reparar que quando piloto com toda pressão na bike para alcançar cada vez mais velocidade, os batimentos cardíacos chegam perto da máxima! Também consigo controlar os batimentos com uma pilotagem de menor pressão, mesmo assim ainda fluindo pela pista sem pedalar.” Quais os tipos de treinamento que se pode utilizar no pumptrack? “Pode-se estipular diversos tipos de treino num mesmo, por exemplo: Se quero fazer um trabalho de resistência, piloto de forma moderada com maior longevidade, menor velocidade, estipulando um número de voltas maior ou tempo.

Uma estilo de diversão que também torna-se treinamento muito usado no exterior está crescendo no Brasil. É o pumptrack, uma pista
no estilo bmx racing em circuito curto em que o piloto não pedala, apenas anda através do movimento do corpo com a bicicleta, mas não pensem que é moleza!

O piloto Vicente Neto que é um dos usuários deste novo estilo de treinamento, e dá algumas dicas de como andar no pumptrack e os benefícios que oferece para todas as modalidades do ciclismo.
O que é o pumptrack?
“O pumptrack é uma pista em que o conjunto de curvas e rollers, propiciam ao piloto desenvolver velocidade sem a necessidade de pedalar na sua bicicleta. Eu gosto de usar o mesmo conceito de criança quando brincamos numa balança, que apenas com o movimento de pernas vamos cada vez mais para o alto.”

Como explicado, um pumptrack consiste em rollers e curvas, mas de acordo com o seu desempenho os rollers podem virar doubles, triplos e as curvas saltos para outras seções.
No pumptrack é mais ou menos isso, os movimentos de pernas, tronco, braços e cabeça é o que nos fazem ser impulsionados na bike, e com isso aquela ideia de que uma curva e um obstáculo em uma pista eram elementos para se dificultar, hoje acabou se tornando um aliado no qual você pode cada vez mais conseguir velocidade com eles.

Como podemos cansar mais do que se estivesse pedalando?
“O pumptrack pode propiciar tanto um trabalho aeróbico quanto anaeróbico, dependendo de sua pilotagem. Chego a reparar que quando piloto com toda pressão na bike para alcançar cada vez mais velocidade, os batimentos cardíacos chegam perto da máxima!
Também consigo controlar os batimentos com uma pilotagem de menor pressão, mesmo assim ainda fluindo pela pista sem pedalar.”

Quais os tipos de treinamento que se pode utilizar no pumptrack?
“Pode-se estipular diversos tipos de treino num mesmo, por exemplo:
Se quero fazer um trabalho de resistência, piloto de forma moderada com maior longevidade, menor velocidade, estipulando um número de voltas maior ou tempo.
Se pretendo trabalhar a explosão, estipulo uma pilotagem agressiva com o máximo de velocidade que puder alcançar, no caso do pumptrack que treino, 4 voltas ou 1 minuto neste ritmo já lhe deixam exausto.
Dentro disto, cada modalidade do ciclismo pode trabalhar com o que se deseja alcançar, preparo físico e técnica misturadas no mesmo lugar.”

Como se dá o trabalho muscular e de respiração no pumptrack?
“Na minha opinião, não existe simulador melhor que um pumptrack para desenvolver os seus músculos.
A sensação de cansaço e fadiga dos músculos em poucas voltas se deve ao trabalho intenso de sincronizar, respiração, contração e relaxamento, por exemplo:
Ao atravessarmos um roller, erguemos a bike contraindo os músculos e inspirando o ar, a partir do momento em que você sente que a bike subiu nele, soltamos o ar com tudo, contraímos o abdômen e saímos dele relaxando os músculos. Para as curvas temos o mesmo procedimento, então imaginem isto com um roller atrás do outro, curvas e tudo misturado?
Por esta razão que os músculos tornam-se tão fortalecidos”

Quem topa montar um?
Tem um terreno enorme na frente de casa, kakakaka

Fonte:
Pedal

Mais info:
Santa Cruz
ESPN – Kdra

Fonte:Blog PedivelaBikeClubePP
Aqui está o artigo original:
Treinamento – Pumptrack

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.