Conheça o plano de governo do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para a bicicleta

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se reuniu com uma comitiva de ciclistas na última sexta-feira (22) para debater as condições de segurança nas ruas de São Paulo. Entre as demandas apresentadas estavam a criação urgente de campanhas educativas; a necessidade de acalmar o tráfego colocando a lei em prática com respeito aos limites de velocidade e redução desses limites em vias artérias e avenidas (criação de Zonas 30), entre eles a avenida Paulista; espaços de participação permanentes e transparência (comissões, conselho de transporte, Pró-ciclista e audiências públicas); integração e organização dos processos internos do governo em relação à bicicleta (obras/ações que já estão em andamento e as futuras “conversando” entre si); e a definição de orçamento para investir em tudo isso.

Em seu plano de governo para os próximos quatro anos, o prefeito elegeu diretrizes para a bicicleta. Segundo o documento, “será prioridade do governo prover as necessidades dos usuários do transporte público e da bicicleta com a articulação das viagens mais curtas realizadas pela bicicleta com as viagens de média e longa duração realizadas pelo sistema de transporte coletivo”.

Entre as ações prioritárias relatadas estão:

– Criar paraciclos públicos (estacionamento de curta e média duração para a bicicleta, com estrutura simples) junto às paradas de ônibus nas periferias;
– Construir quiosque comercial em área contígua às paradas, para ser explorado por particular, que se encarregaria da guarda das bicicletas, em especial onde possuam os sistemas troncais;
– Criar bicicletários nos terminais de sistemas de transporte por ônibus;
– Ampliação da rede de estacionamentos de bicicletas em prédios e equipamentos públicos;
– Incentivar o suporte para bicicletas em ônibus.

Estas ações serão concentradas nas periferias da cidade, em especial nas áreas onde o uso da bicicleta é mais intenso, segundo aponta a pesquisa Origem/Destino, de 2007, do Metrô: Grajaú, Vila Maria, Jardim Helena, Jaçanã, Vila Medeiros, Tremembé e Itaim Paulista.

Entre os demais compromissos do plano de governo estão a criação de sistemas de empréstimo e compartilhamento de bicicletas pelo Bilhete Único, a criação do Sistema Cicloviário do Município, campanhas de educação no trânsito, gestão da política de mobilidade, financiamento do sistema cicloviário e integração com a região metropolitana.

A reunião do prefeito com os ciclistas é um passo importante para que as ações prometidas no plano de governo sejam cumpridas e contem com o suporte, orientação e fiscalização daqueles que usam a bicicleta como meio de transporte.

Veja abaixo mais detalhes sobre o plano de governo para o uso da bicicleta como modal de locomoção em São Paulo:

Fonte:BikePedaleCia
Veja o artigo original aqui:
Conheça o plano de governo do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para a bicicleta

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