Ciclismo – Mark Cavendish

Desde que venceu o Mundial, Mark Cavendish vem sendo objeto de muitos estudos. Todos tentam explicar o motivo de tanta superioridade. O último que vi fala sobre a simetria (ou assimetria) de seu corpo. Cavendish tem proporcionalmente o tronco mais comprido e as pernas mais curtas que a média dos ciclistas

Desde que venceu o Mundial, Mark Cavendish vem sendo objeto de muitos estudos. Todos tentam explicar o motivo de tanta superioridade.

O último que vi fala sobre a simetria (ou assimetria) de seu corpo.
Cavendish tem proporcionalmente o tronco mais comprido e as pernas mais curtas que a média dos ciclistas. Até aí, tudo ok. Outros ciclistas, especialmente os do leste europeu, também têm essa característica. A diferença é que os ciclistas que tem o troco comprido, normalmente também têm os braços longos. Já o britânico, além das pernas curtas, também tem os braços curtos.

Segundo os especialistas, isso faz com que Cavendish mantenha suas costas perfeitamente paralelas ao chão quando sprinta com as mãos na parte baixa do guidão. O principal, porém, estaria na distância entre os dois pontos de apoio do ciclista na bicicleta: pés e mãos. Como tem pernas e braços curtos, essa distância é menor, fazendo com que a força de seu corpo seja melhor empregada na bicicleta. Isso também o ajudaria a fazer curvas em alta velocidade.

O curioso é que os grandes velocistas normalmente são “gigantes”, enquanto Cavendish é “compacto”. Vamos compará-lo aos últimos grandes velocistas:

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.