Cartão de crédito: Problema ou solução

É raro quem tenha como hábito manter mais do que o necessário para pequenas despesas em dinheiro no bolso. E o tão utilizado cheque nas décadas anteriores tem perdido espaço os cartões de crédito e débito, não apenas pela sua praticidade, mas pelos custos e limitações impostas pelos bancos que tendem a cobrar mais e restringir a quantidade de cheques disponibilizada aos correntistas.

Segundo a Serasa Experian, nos últimos dez anos, o número de cheques compensados caiu 57,40%. Mas até que ponto o recebimento por meio de cartão de crédito trata-se de um problema ou solução para as academias venderem mais?

Para as academias as vendas por meio do cartão representam: 

  • Estímulo à compra por impulso
  • Segurança em relação ao recebimento
  • Facilidade de controle e planejamento
  • Alta taxa de renovação chegando a superar os 75% nos planos por meio de débito automático

Para os clientes, o pagamento por meio do cartão representa: 

  • Comodidade
  • Acúmulo de milhas nos programas de fidelização das operadoras

Em contrapartida, as desvantagens para a academia são:

  • Pagamento da taxa de 3,50% a 5,00% dependendo do volume e da operadora
  • Alto risco tributário caso o recebimento não seja formalizado

 Sob o ponto de vista do cliente as desvantagens são: 

  • Pagamento compulsório de mensalidades não utilizadas até a efetivação do cancelamento do plano
  • Comprometimento do limite de crédito no caso da compra de planos parcelados

Um bom cenário é aquele em que a academia administra a política comercial de forma que 50% das vendas sejam efetuadas por meio de cartão, priorizando o planos específico com débitos mensais por prazo indeterminado, ao invés de simplesmente receber os planos convencionais por meio do cartão de crédito onde não haverá um reflexo direto em relação ao desempenho na renovação.

LAmoroso

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Fonte:Luiz Amoroso
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