2º Fórum Mundial da Bicicleta será realizado em fevereiro em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre sedia pela segunda vez o 2º Fórum Mundial da Bicicleta com o tema “Pedalar para transformar”. Programado para ser realizado de 21 a 24 de fevereiro, as atividades da FMB serão concentradas na Casa de Cultura Mário Quintana.

O evento está arrecadando recursos via crowdfunding para trazer convidados internacionais, entre eles Caroline Samponaro, da Transportation Alternatives, estabelecida em Nova York (EUA) desde 1973; Mona Caron, artista plástica residente em São Francisco (EUA) e convidada a pintar um mural representando a cultura da bicicleta; e a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago (Chile) em seis anos.

FMB - 2013 - Logo

Até o dia 22 de fevereiro, a meta é levantar R$ 12 mil pelo Catarse para custear a vinda dos convidados internacionais, além de um leilão de artes. Para colaborar com a organização a ajuda pontual de pequenas empresas, empréstimo de equipamentos e estruturas, doação de materiais, entre outros recursos, são bem vindos. Mais informações de como ajudar podem ser obtidas na página do FMB no Facebook ou no site do Fórum.

As outras oficinas ainda estão em processo de definição e serão divulgadas em breve pela organização. Por ser um evento aberto, qualquer pessoa pode sugerir e realizar temas tratando de temas relacionados ao universo da bicicleta em todos os seus âmbitos e da mobilidade urbana sustentável. Para isso, basta inscrever uma oficina, roda de conversa ou outra atividade autogestionada enviando um e-mail para [email protected] com o nome da atividade, breve parágrafo descrevendo a atividade, algo sobre os proponentes da atividade (opcional), possível necessidade de infraestrutura para a atividade e tempo estimado de duração da atividade.

O evento contará também com exposições, mostra de vídeo, passeios guiados e apresentações culturais. Em 22 de fevereiro, o Fórum se juntará à Massa Crítica Porto Alegre, na bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, com concentração no Largo Zumbi dos Palmares.

FMB - 2013 - Logo reduzido

Pedalar para transformar
A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude da data que marcou o atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, gerando manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e fomentado a discussão sobre a violência no trânsito.

Saiba como foi a primeira edição do FMB aqui.

Para saber mais sobre o Fórum Mundial da Bicicleta, siga o evento no Twitter (@FMBPOA) ou curta a página no Facebook.

Fonte:BikePedaleCia
Continua aqui:
2º Fórum Mundial da Bicicleta será realizado em fevereiro em Porto Alegre

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.